Entenda quais os desafios do Grêmio na fase de grupos da Libertadores
MatériaMais Notícias
da bet sport: O Grêmio iniciará a sua 18ª participação na Libertadores, nesta terça-feira, contra o Defensor-URU, no Estádio Luís Franzini, em Montevidéu. O jogo é válido pela fase de grupos do torneio. Entre os clubes brasileiros, apenas São Paulo, que está fora da competição neste ano, e Palmeiras, conseguiram a marca. Esta será a terceira estreia do Tricolor em solo uruguaio.
Com a manutenção do técnico Renato Gaúcho, o único a levantar o título da competição como jogador e treinador no mesmo time, o clube tenta repetir a campanha de 2017, quando foi tricampeão. Um dos maiores destaques, Luan continua na equipe e está à disposição do técnico tricolor. Vale lembrar que o atacante, de 24 anos, fez 18 gols na última temporada e foi o goleador do Grêmio ao lado de Lucas Barrios, que deixou o elenco para atuar no Argentinos Juniors.
A lista do técnico Renato Gaúcho, conta com 25 jogadores campeões da Recopa Sul-Americana. Depois de grande atuação diante Novo Hamburgo, sábado, com os reservas do clube gaúcho, Thonny Anderson também ganhou espaço entre os escolhidos pelo comandante, junto com Hernane Brocador e mais três atletas. Apesar das mudanças no time entre 2017 e 2018, a manutenção da base do grupo tricampeão da América é o grande trunfo do Grêmio para o tetracampeonato.
Um dos pontos fortes do Tricolor é a qualidade técnica dos jogadores relacionados. Quando comparado com outros concorrentes do Grupo 1 (Cerro Porteño, Defensor e Monagas), o time do Rio Grande do Sul é o favorito. Defensor e Monagas, por exemplo, não são as principais forças nem mesmo em seus países.
É importante ponderar, no entanto, que a ausência do volante Arthur pode influenciar no desempenho da equipe. Principal revelação do Grêmio na Libertadores do ano passado, o jogador não viajou com o grupo para o Uruguai porque voltou a sentir dores musculares. Em 2017, ele foi eleito o melhor jogador da final do torneio. É bom enfatizar que na partida contra o Lanús, da Argentina, Arthur rompeu o ligamento do tornozelo esquerdo.
Retrospectivas
Nas 17 vezes que o Grêmio estreou na Libertadores, o clube gaúcho conquistou nove vitórias, empatou cinco jogos e foi derrotado três vezes. O aproveitamento do Tricolor nas primeiras partidas do torneio é de 62,7%.
RelacionadasLibertadoresCuidado, caldeirão! Os estádios mais temidos da Copa LibertadoresLibertadores26/02/2018CruzeiroEntenda quais os desafios do Cruzeiro na fase de grupos da LibertadoresCruzeiro26/02/2018Futebol InternacionalEntenda como se reforçaram os argentinos para a Copa LibertadoresFutebol Internacional26/02/2018
da supremo: OS ADVERSÁRIOS
Defensor Sporting
O Defensor já foi rival do Tricolor em 1982, quando os gaúchos fizeram sua primeira participação na Libertadores. Em 2007, os times voltaram a se encontrar e o Grêmio eliminou a equipe do Uruguai nas quartas de final. Ainda sem títulos na competição, o Defensor está fazendo a sua 13ª participação no torneio,graças a conquista do vice-campeonato uruguaio em 2017.
Sob o comando do técnico Eduardo Acevedo, o time tem se destacado pela velocidade, criatividade e pela qualidade de alguns jogadores. O meio-campista Facundo Castro, responsável pela armação das jogadas, e o atacante Germán Rivero, contratado neste começo de temporada, estão em evidência. O centroavante, por exemplo, já deixou dois gols pelo novo clube e gosta muito de aproveitar as bolas aéreas, já que mede 1,82 cm. Os jovens de 21 anos, Matías Suárez e Ayrton Cougo, também ganharam relevância no time. Eles forameleitos os melhores laterais do Clausura uruguaio, o campeonato do segundo semestre.
A casa do Defensor-URU éo Estádio Luis Fanzini. Localizado em meio ao Parque Rodó, em Montevidéu, o estádio tem capacidade para 18 mil torcedores.
Técnico: Eduardo Acevedo
Estádio: Luis Franzini
Altitude: Não
Cerro Porteño
Entre os adversários da chave, a expectativa é que o Grêmio tenha mais dificuldade contra o Cerro Porteño. Classificado como melhor representante paraguaio, o time, dirigido pelo argentino Luis Zubeldía, conta figuras conhecidas do futebol do Brasil.O zagueiro Victorino, ex-Palmeiras e o lateral-esquerdo Alvaro Pereira, ex-São Paulo, fazem parte do elenco da equipe.
Atuais campeões no Paraguai, o Cerro Porteño está na sua 38ª Libertadores e ainda busca um título inédito. Após um ano sem disputar a competição, o time volta com uma revelação. O atacante Boselli, de 18 anos, que participou do Mundial Sub-20 pela seleção do Uruguai, reforça o grupo de jogadores. Além dele, o experiente Diego Churín, potência ofensiva da equipe, tem tudo para fazer a diferença. Desde 2016 mantendo médias importantes de gols, o argentino, de 29 anos, marcou 11 vezes em 17 jogos, durante o ano passado. Em 2018, o atleta marcou duas vezes em três partidas.
Esta será a terceira vez na história do torneio, desde 1960, que Grêmio e Cerro Porteño se encontram na fase de grupos. Em 1990, os paraguaios levaram a melhor, com uma vitória em Assunção e um empate no Olímpico. Já em 2007, o Tricolor venceu duas vezes, tanto no Paraguai, quanto em Porto Alegre.
A tendência é que o Cerro Porteño mande seus jogos no Estádio General Pablo Rojas, em Assunção. Inaugurado em agosto do ano passado, o estádio tem capacidade para 45 mil pessoas.
Técnico: Leonel Álvarez
Estádio: General Pablo Rojas
Altitude: Não
Monagas
O Monagas disputará a Libertadores pela primeira vez. Fundado em 1987, o clubevem de uma inédita conquista no Campeonato Venezuelano. A equipe comandada por Jhonny Ferreira,tenta recuperar o ânimo na estreia do torneio continental, após garantir apenas uma vitória em cinco jogos deste ano.O Monagas conta com Rubén Rojas, de 25 anos, para conseguir bons resultados na Liberta. O atacante chegou no começo de janeiro e já deixou um gol pelo clube.
O time venezuelano manda seus jogos no Monumental de Maturín, o maior estádio da Venezuela, com capacidade para pouco mais de 52 mil pessoas. A principal dificuldade que o Grêmio deverá enfrentar no Monumental de Maturín é o gramado, que não é dos melhores.
Técnico: Jhonny Ferreira
Estádio: Estádio Monumental de Maturín
Altitude: Não
Tabela da Fase de Grupos:
Defensor-URU x Grêmio
TER 27/02/2018 – Luis Franzini -19h15
Grêmio x Monagas
QUA 04/04/2018 – Arena do Grêmio – 19h15
Cerro Porteño x Grêmio
TER17/04/2018- General Pablo Rojas – 21h30
Grêmio x Cerro Porteño
TER 01/05/2018 – Arena do Grêmio – 19h15
Monagas x Grêmio
TER 15/05/2018 – Monumental de Maturín- 21h30
Grêmio x Defensor-URU
QUA 23/05/2018 – Arena do Grêmio – 19h15
TIME-BASE